Como escolher o motor para seu barco?


Quem tem barco com motor sempre espera o mximo de desempenho e a maior autonomia possvel, para economizar tempo e combustvel. Quer enfim, eficincia algo que no depende apenas do motor, mas tambm do sistema de propulso. Se o conjunto no for eficiente, o barco jamais atingir o desempenho desejado, mesmo se tiver o melhor dos motores. Mas, quantos e quais usar? As informaes a seguir podem ajudar.Um, dois ou trs motores de popa?Um motor: a motorizao mais popular do mercado brasileiro, presente na maioria das lanchas de pesca e de passeio, at 26 ps. leve, mais barato, fcil de instalar, exige pouca manuteno e, como sua rabeta pode ser erguida, permite navegar em guas rasas. Sua principal desvantagem que s existe a gasolina, no a diesel.Dois ou quatro tempos?Apesar de mais pesados e com preos mais altos, os motores de popa de quatro tempos so mais econmicos e poluem menos que a maioria dos dois tempos, principalmente aqueles que ainda tm carburador. Por outro lado, os motores de dois tempos com injeo direta de combustvel mais modernos, tem bom consumo, poluem pouco e tem desempenho at um pouco superior aos de quatro tempos, principalmente na acelerao.Dois motores: uma opo bastante usada em lanchas de pesca entre 24 e 35 ps. O ponto alto desse conjunto a segurana, j que, no caso de pane em um dos motores, o outro segue conduzindo a embarcao, ainda que lentamente. Outra vantagem a acelerao, porque tais motores significam mais torque. Os pontos negativos so o maior custo (tanto na compra quanto na manuteno) e o consumo, obviamente, maior.Popa ou centro-rabeta?Os motores de popa no ocupam espao no cockpit, mas concentram o peso na traseira do barco, o que pode prejudicar o desempenho. J os de centrorabeta deixam o peso a bordo mais equilibrado e oferecem a opo do diesel. Mas so mais caros, mais pesados e precisam de mais potncia para chegar velocidade de um popa.Trs motores: o trio de popa praticamente s usado em lanchas de pesca ou apaixonados pela velocidade. A principal vantagem garantir grande performance sem roubar espao de bordo. No entanto, os motores precisam ser muito bem instalados, porque podem gerar vibrao no casco. Antes de instalar trs motores, preciso checar se o espelho de popa suporta o peso e o esforo de tal cavalaria.Trs de popa ou dois centro-rabeta?Dois motores de centrorabeta a gasolina consomem um pouco menos de combustvel do que trs de popa e distribuem melhor o peso a bordo. Mas so mais pesados, alm de roubar espao a bordo, o que ruim nos barcos se o barco for de pesca.Um, dois motores centrorabeta, IPS ou Zeus?Um motor de centro-rabeta: o mais usado em lanchas de passeio de 24 a 32 ps, porque tem a vantagem da motorizao a diesel, o que no acontece com os motores de popa. Alm disso, deixa o casco mais estvel, por no concentrar o peso do motor na parte de trs. Mas, quanto ao calado e manuteno, os centro-rabeta perdem de goleada.Rabetas simples ou hlices contra-rotantes?A grande vantagem das rabetas com hlices contrarotantes anular o torque que o hlice transmite ao casco, diminuindo a tendncia da lancha de derivar para o lado. Transmitem melhor a fora do motor para a gua, garantindo uma maior acelerao.Dois motores de centro-rabeta: o conjunto ideal para lanchas de passeio entre 34 e 43 ps, que, quase sempre, tem uma boa casa de mquinas. Alm de oferecer dupla opo de motorizao (a diesel ou a gasolina), tambm facilitam as manobras, j que os dois motores podem ser acionados individualmente.Diesel ou gasolina?Os motores a diesel custam bem mais do que os a gasolina, mas so mais duradouros e econmicos. Em barcos acima de 40 ps, com exceo das esportivas, a opo deve ser pelo diesel, porque motores a gasolina no tm tanta fora e exigiriam tanques bem maiores para garantir a mesma autonomia.?Dois ou quatro motores de centro-rabeta IPS ou Zeus: no sistema IPS e Zeus, as rabetas (mveis) ficam no fundo do casco e no no espelho de popa. O IPS usa hlices na frente da rabeta. No Zeus, a posio convencional. Mas ambos so bem eficientes e suportam motores potentes, de at 700 hp. Podem ser usados em um ou dois pares (dois ou at quatro motores!).Rabeta de fundo de casco ou eixo e p-de-galinha?Sistemas como o Zeus e o IPS garantem melhor desempenho a grandes lanchas, alm de menor nvel de rudo e maior economia de combustvel do que motores de centro com eixo e p-de-galinha. So, ainda, mais geis em manobras a baixa velocidade e permitem o comando por joystick.?Um ou dois motores de centro com pdegalinha?Um motor de centro com pdegalinha: o sistema de propulso mais simples do mercado, composto por hlice, leme e um eixo preso ao motor. o ideal para lanchas que buscam mais torque do que velocidade, como as que puxam esqui, e para aquelas que navegam em baixa rotao.Eixo com transmisso em linha ou V drive?A propulso pdegalinha com transmisso em linha mais comum em lanchas acima de 30 ps. Nela, o motor instalado muito ao centro do barco, o que rouba espao a bordo mas no cria calado e barato. J na transmisso V drive, o motor fica na popa, mas voltado para a proa, de forma que o eixo faz um V. Tem manuteno fcil, mas no equilibra to bem a lancha.?Dois motores de centro com pdegalinha: um sistema bem simples, usado principalmente em lanchas acima de 30 ps, mas que deixa a desejar na eficincia. Sua velocidade mxima raramente passa dos 38 ns. Alm disso, costuma perder agilidade com mar de popa, pois a baixa velocidade deixa o leme sem muita eficincia.E para os veleiros?Os motores de veleiros so os mesmos das lanchas, s que menos potentes. E, quase sempre, mais usados para recarregar as baterias. Veleiros de at 26 ps costumam usar pequenos motores de popa. Da para a frente, de centro. Outra opo o sistema sail drive, uma rabeta bem simples no fundo do casco, que de fcil instalao e vibra bem menos que eixo e p-de-galinha.Autor: Sergio Rossi - Revista NuticaMarina na Represa Guarapiranga em So Paulo - 11 5522-7100Garagem NuticaCompra de embarcaesVenda de Embarcaes 1359 marina represa guarapiranga motor




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