Como cuidar de seu motor de popa: algumas dicas.


Aprenda algumas noes bsicas para seu motor no te deixar na mo.Amigo Pescador, quem de vocs j no viu um colega na beira do rio tentando fazer o motor de popa funcionar? O Cara fica com o brao grosso de tantas puxadas e nada do motor funcionar. A, o cara fica muito irado, fala que vai vender o motor, que o motor no presta, etc.Ser que ele tomou os devidos cuidados com seu prprio motor?Temos que evitar esse tipo de problemas, isso j acaba com aquele clima bom de pescaria. Portanto o ideal sempre estar pensando na prxima pescaria. Ficar atento a estes detalhes de manuteno que se forem deixados de lado, com certeza vo fazer seu motor deix-lo na mo quando voc mais precisar.A idia desse guia dar uma breve noo sobre manuteno bsica, mas muito importante para a vida til do seu motor, seja ele de qualquer marca. Ento vamos l!GASOLINA:Como a maioria dos motores de popa de pequeno e mdio porte so 2 tempos, devemos sempre usar a gasolina comum, pois a gasolina aditivada tem detergentes, e isto no combina bem com o leo Nutico 2 tempos (TCW3), que acaba no lubrificando o interior do motor de popa.Sempre que voc terminar de usar seu motor, dever esgot-lo, tirando a mangueira do tanque, e deixe ele funcionando at acabar toda a gasolina do carburador. E lembre-se a gasolina "temperada" com o leo, dever ser utilizada dentro de um ms, depois disso, descarte o combustvel pois ele no serve mais para o consumo._______________________________________LEO:O leo nutico (TCW3) um dos componentes mais importantes, caso voc esquea de fazer a mistura, fatalmente seu motor ir fundir.Se o seu motor Zero, voc ter que amaci-lo, ento a mistura o seguinte, 25 litros de gasolina para 1 litro de leo nutico (TCW3), agora se ele j estiver amaciado, ento a mistura de 50 litros de gasolina para 1 litro de leo (TCW3).Existem vrias marcas de leos (TCW3), escolha uma e da para frente use sempre a mesma, isso vai aumentar a vida til de suas velas de ignio e elas no carbonizaram to rpido.Processo de Mistura: 1. Adicionar leo 2. Adicionar a Gasolina. 3. Agitar bem o tanque para mistur-los._______________________________________Velas:As velas devem estar sempre limpas, descarbonizadas, e devem ser trocadas a cada 80 horas de uso.Voc deve verificar se elas esto soltando fasca, as vezes ela est com acmulos de carvo e isso as deteriora e pode at corroer as velas, deixando comprometido o funcionamento do motor e que com certeza ter que troc-las por velas novas, sempre verificando as especificaes da mesma._______________________________________Hlice: Uma hlice quebrada ou torta pode significar o fim de uma boa pescaria. Ela fundamental no motor.Se ela sofrer avarias, com certeza seu motor no ter rendimento, e ainda sofrer srios desgastes.Use sempre a hlice recomendada pelo fabricante e no utilize seu motor caso a hlice esteja quebrada ou torta, isso acarretar muitos problemas no conjunto de transmisso do seu motor, pois danificar o retentor de leo, deixando entrar gua na caixa de transmisso e esse leo misturado com gua poder estragar engrenagens, eixos e rolamentos, fora a vibrao excessiva gerada pela hlice girando desbalanceada.Se sua hlice quebrou, o melhor a fazer troc-la. Ficar muito mais barato do que arrumar um motor quebrado depois._______________________________________Refrigerao:Isto uma coisa primordial, voc tem que reparar se o motor est soltando gua de arrefecimento. Ele no pode continuar funcionando caso no esteja soltando gua. As vezes isso acontece se algo estiver entupindo a entrada de gua nos filtros captadores de gua, ou se a bomba dgua no estiver funcionando, ento se for uma folhinha um matinho retire tudo do captador, mas se for a bomba, desligue o motor e leve-o numa oficina autorizada._______________________________________Lavagem com gua doce:Para quem utiliza o motor de popa no mar, os cuidados com o motor aps o uso devem ser maiores, o sal do mar danifica mais rapidamente o motor por dentro, principalmente onde a gua circula. Voc deve colocar seu motor no carrinho e utilizar um Orelho/telefone, e ligar na mangueira dgua e deixar a gua comear a sair no motor e ento funcionar o motor por alguns minutos.Na figura ao lado, pode-se ter uma idia do processo1. Mangueira de gua.2. Orelho/Telefone, que prende a mangueira a entrada de gua.3. Fluxo de gua que circulou por dentro de motor saindo, sempre acima da linha dgua.Assim seu motor fica livre da gua salgada em seu interior._______________________________________Fixao do motor na embarcao:O motor deve ser bem centralizado no cavalete da popa do barco, caso no esteja bem centralizado o desempenho do conjunto ficar comprometido.Para verificar se o motor est centralizado tome por base a quilha ou linha central do barco, este cuidado lhe dar um melhor controle de direo e menor gasto de combustvel.Outra dica importante nunca colocar um motor de potncia superior a capacidade indicada pelo fabricante da embarcao, pois isto acarretar em uma grave instabilidade no barco. Fonte: http://www.hobbys.com.br/centraldeveleiros/motor%20popa%20cuidados.htmMarina na Represa Guarapiranga em So Paulo - 11 5522-7100Garagem NuticaCompra de EmbarcaesVenda de Embarcaes 1808 v marina na represa guarapiranga




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