Como cuidar de seu motor de popa: algumas dicas.


Aprenda algumas noções básicas para seu motor não te deixar na mão.Amigo Pescador, quem de vocês já não viu um colega na beira do rio tentando fazer o motor de popa funcionar? O Cara fica com o braço grosso de tantas puxadas e nada do motor funcionar. Aí, o cara fica muito irado, fala que vai vender o motor, que o motor não presta, etc.Será que ele tomou os devidos cuidados com seu próprio motor?Temos que evitar esse tipo de problemas, isso já acaba com aquele clima bom de pescaria. Portanto o ideal é sempre estar pensando na próxima pescaria. Ficar atento a estes detalhes de manutenção que se forem deixados de lado, com certeza vão fazer seu motor deixá-lo na mão quando você mais precisar.A idéia desse guia é dar uma breve noção sobre manutenção básica, mas muito importante para a vida útil do seu motor, seja ele de qualquer marca. Então vamos lá!GASOLINA:Como a maioria dos motores de popa de pequeno e médio porte são 2 tempos, devemos sempre usar a gasolina comum, pois a gasolina aditivada tem detergentes, e isto não combina bem com o Óleo Náutico 2 tempos (TCW3), que acaba não lubrificando o interior do motor de popa.Sempre que você terminar de usar seu motor, deverá esgotá-lo, tirando a mangueira do tanque, e deixe ele funcionando até acabar toda a gasolina do carburador. E lembre-se a gasolina "temperada" com o óleo, deverá ser utilizada dentro de um mês, depois disso, descarte o combustível pois ele não serve mais para o consumo._______________________________________ÓLEO:O óleo náutico (TCW3) é um dos componentes mais importantes, caso você esqueça de fazer a mistura, fatalmente seu motor irá fundir.Se o seu motor é Zero, você terá que amaciá-lo, então a mistura é o seguinte, 25 litros de gasolina para 1 litro de óleo náutico (TCW3), agora se ele já estiver amaciado, então a mistura é de 50 litros de gasolina para 1 litro de óleo (TCW3).Existem várias marcas de óleos (TCW3), escolha uma e daí para frente use sempre a mesma, isso vai aumentar a vida útil de suas velas de ignição e elas não carbonizaram tão rápido.Processo de Mistura: 1. Adicionar óleo 2. Adicionar a Gasolina. 3. Agitar bem o tanque para misturá-los._______________________________________Velas:As velas devem estar sempre limpas, descarbonizadas, e devem ser trocadas a cada 80 horas de uso.Você deve verificar se elas estão soltando faísca, as vezes ela está com acúmulos de carvão e isso as deteriora e pode até corroer as velas, deixando comprometido o funcionamento do motor e que com certeza terá que trocá-las por velas novas, sempre verificando as especificações da mesma._______________________________________Hélice: Uma hélice quebrada ou torta pode significar o fim de uma boa pescaria. Ela é fundamental no motor.Se ela sofrer avarias, com certeza seu motor não terá rendimento, e ainda sofrerá sérios desgastes.Use sempre a hélice recomendada pelo fabricante e não utilize seu motor caso a hélice esteja quebrada ou torta, isso acarretará muitos problemas no conjunto de transmissão do seu motor, pois danificará o retentor de óleo, deixando entrar água na caixa de transmissão e esse óleo misturado com água poderá estragar engrenagens, eixos e rolamentos, fora a vibração excessiva gerada pela hélice girando desbalanceada.Se sua hélice quebrou, o melhor a fazer é trocá-la. Ficará muito mais barato do que arrumar um motor quebrado depois._______________________________________Refrigeração:Isto é uma coisa primordial, você tem que reparar se o motor está soltando água de arrefecimento. Ele não pode continuar funcionando caso não esteja soltando água. As vezes isso acontece se algo estiver entupindo a entrada de água nos filtros captadores de água, ou se a bomba d´água não estiver funcionando, então se for uma folhinha um matinho retire tudo do captador, mas se for a bomba, desligue o motor e leve-o numa oficina autorizada._______________________________________Lavagem com Água doce:Para quem utiliza o motor de popa no mar, os cuidados com o motor após o uso devem ser maiores, o sal do mar danifica mais rapidamente o motor por dentro, principalmente onde a água circula. Você deve colocar seu motor no carrinho e utilizar um Orelhão/telefone, e ligar na mangueira d´água e deixar a água começar a sair no motor e então funcionar o motor por alguns minutos.Na figura ao lado, pode-se ter uma idéia do processo1. Mangueira de água.2. Orelhão/Telefone, que prende a mangueira a entrada de água.3. Fluxo de água que circulou por dentro de motor saindo, sempre acima da linha d´água.Assim seu motor fica livre da água salgada em seu interior._______________________________________Fixação do motor na embarcação:O motor deve ser bem centralizado no cavalete da popa do barco, caso não esteja bem centralizado o desempenho do conjunto ficará comprometido.Para verificar se o motor está centralizado tome por base a quilha ou linha central do barco, este cuidado lhe dará um melhor controle de direção e menor gasto de combustível.Outra dica importante é nunca colocar um motor de potência superior a capacidade indicada pelo fabricante da embarcação, pois isto acarretará em uma grave instabilidade no barco. Fonte: http://www.hobbys.com.br/centraldeveleiros/motor%20popa%20cuidados.htmMarina na Represa Guarapiranga em São Paulo - 11 5522-7100Garagem NáuticaCompra de EmbarcaçõesVenda de Embarcações 1808 v marina na represa guarapiranga




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